quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Julieta

Muito, muito, muito bom!

O livro conta outra história de Romeu e Julieta, a que teria inspirado Shakespeare a escrever a sua obra mais famosa.

A verdadeira história teria se passado em Siena, cidade medieval da região da Toscana na Itália. A protagonista é Julie Jacobs, Julie tem uma irmã gêmea, Janice. As duas moram nos EUA mas nasceram na Itália. 

Após a morte de sua tia Rose, Julie segue para Itália em busca de suas raízes e vive uma aventura inesperada usado seu nome de batismo Julieta Tolomei, o mesmo nome da Juleita do passado, já que no romance que se passa em Siena, o casal mais famoso da história tem outro sobrenome, Julieta Tolomei e Romeu Salimbeni. 

O livro mescla passado e presente, nos deixando cada vez mais empolgados e curiosos com esta emocionante história. O Romeu e a Julieta do passado tem o mesmo destino trágico que a versão shakespeariana, mas o casal do presente nos surpreende e emociona, merecendo a nossa torcida pelo final feliz.




Outra coisa que me deixou empolgada foi o fato de eu conhecer Siena, a cidade é maravilhosa, lindíssima! Medieval, charmosa e italianíssima. Lá acontece todos os anos o "Palio de Siena", uma competição de cavalos que remete aos tempos medievais, onde cavaleiros e seus cavalos correm em volta da praça (Piazza del Campo) no meio da cidade. A cidade para e vem gente de todo o mundo assistir ao Pálio, cada bairro da cidade tem um Contrada e cada contrada um estandarte que a representa. Para os Sienenses a contrada é a sua vida, muitas são rivais, para eles muito mais significativo que torcer para um time de futebol, mas é a analogia que podemos fazer por aqui.




PIZZA SALIMBENI

 A cidade tem as praças dos Salimbeni e dos Tolomei, importantes famílias que fizeram parte da história de Siena. Eu  fotografei as duas praças, o mais interessante é que estive em Siena antes de ler o livro, foi muito legal, voltei a cidade durante a leitura.

PIAZZA TOLOMEI

A autora, pesquisou bastante sobre a história de Siena, incluindo personagens verdadeiros em sua ficção ela incorpora à história, Santa Catarina que é padroeira da cidade. A loba que amamenta Rômulo e Remo também é citada no livro e é venerada na cidade, a lenda conta que os filhos Remo fundaram a cidade, roubaram a estátua da loba e a levaram para lá.

 ESTATUA DOADA POR ROMA PARA CELEBRAR STA CATARINA


O Pálio de Siena é realizado nesta Praça ao fundo.

Panorâmica da Piazza Del Campo


 foto antiga do Pálio

Esta é a unica foto que não é minha, pois infelizmente não estive em Siena na época do Pálio, que é em agosto. 



A arquitetura medieval de Siena é encantadora, fantástica!



Após ler o livro você com certeza ficará louco para conhecer Siena.



Livro: Julieta (445 pg)
Autor: Anne Fortier (1971, Dinamarca)
Editora: ARQUEIRO 
Tradução: Vera Ribeiro
Categoria: Romance; Ficção
Título Original:  Juliet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...