domingo, 20 de maio de 2012

Viva Palermo



Este livro foi trabalhoso de ler, mas ao mesmo tempo me ajudou a melhorar meu italiano. Comprei-o quando moramos em Palermo no ano de 2006, para presentear meu marido e claro, depois que ele leu, foi minha vez. 

O livro conta a história da cidade, com muito saudosismo, fala das festas, tradições e gastronomia da cidade. Palermo é uma cidade que emana história em cada canto e conhecer estas histórias narradas pelo próprio povo deixa-a ainda mais rica e encantadora.


O hospitalidade do povo palermitano e sua italianidade diferente, mas ao mesmo tempo italiana, com um sotaque peculiar e um dialeto incompreensível, nos faz ficar fascinados pelo lugar e por este povo que viveu gerras e invasões, além de terremoto que destruiu muita coisa. Mas um povo guerreiro e esperançoso não sucumbe as dificuldades e retoma sua vida com ainda mais fervor e orgulho de pertencer aquela terra.

A gastronomia é magnifica, o livro trata bem disso, de como a cultura culinária se formou ao longo dos anos e das influências estrangeiras.

Ótima pedida para quem gosta de história ou para que vai conhecer a cidade. Pena que eu não li antes pois me ajudaria a ver com outros olhos e a entender melhor a gente e locais da capital Siciliana.



Minha Ilustração do livro

(foto em frente a Catedral de Palermo, belíssima)

Livro: Viva Palermo (Memoria di una Cittá)
Autor: Gaetano Antonino Basili (Palermo, Itália,16/11/1937)
Editora: Dario Flaccovio Editore
Categoria: Documentário
Tradutor: versão original em italiano
Título Original: Viva Palermo - memoria di una cittá


Um comentário:

  1. Para quem já tem um domínio na língua deve ser mesmo uma delícia!!!
    ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...