domingo, 3 de outubro de 2010

Um Certo Verão na Sicília



Sabe aquele livro que não rende, pois é este começou assim, tanto que comecei a le-lo parei, li outro e voltei pra ele. Mas o tédio inicial foi só ilusão, o livro me impressionou, quando realmente começa a narração da personagem principal que conta sua impressionante e inusitada história de amor. Este livro ganhei do meu marido por um motivo especial, moramos na Sicília em 2006 e a leitura seria interessante para recordar o lugar.
Pois bem, o livro é narrado por uma jornalista americana que vai até as montanhas da Sicília, ilha que fica no sul da Itália, para entrevistar Tosca, uma mulher de garra e fibra que comanda uma espécie de refúgio de viúvas. O lugar é lindo e parece estar em outro tempo que não o nosso, e o que ela narra sobre este sentimento de estar em outro tempo, mais precisamente no passado, é exatamente o que algumas regiões sicilianas nos transmite, senti isso na pele e me emocionei ao ler o livro pois o relato dela me levou novamente a Itália, pude sentir o cheiro e o gosto daquele maravilhoso lugar.


Tosca fala de seu romance com um homem mais velho, do amor dos dois e das dificuldades enfrentadas naquela época. Ela nos conta como inciou a máfia siciliana, que existe até hoje camuflada, mas existe! Outra coisa impressionante do livro é o fato de as duas, entrevistada e repórter, falarem da maneira siciliana de ser, e é exatamente aquilo que percebemos ao morar por tão pouco tempo naquele lugar, o povo é diferente, os valores são fortes, as tradições são fortes, eles amam e se orgulham do que são e não mudariam uma palavra sequer que possa expressa-los, um povo cativante e ao mesmo tempo "casca grossa".
Valeu muito a pena para mim ler este livro e creio que também será para quem desejar le-lo, eu o recomendo mesmo para quem não conhece a Sicília pois a história em sí já é suficientemente boa.

Minha Ilustração do Livro
(por coincidência já morei na Sicília e esta é uma das paisagens que o livro me faz recordar - Enna)


Livro: Um Certo Verão na Sicília (uma história de amor) (272 pg)
Autor: Marlena de Blasi (EUA)
Editora: Objetiva (2009)
Tradução: Paulo Afonso
Título Original: That summer in Sicily: a love story

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...